Declaração Universal dos Direitos Humanos: preconceito e transfobia

Em 2018, o STF garantiu os mesmos direitos a homens e mulheres trans

Publicado em 14/12/2023 - 07:15 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A importância de ter um nome, a importância de ter uma vida. O nome define a sua vida. Eu sou o Neon Cunha, uma mulher negra, ameríndia e transgênero, nessa ordem de importância.

Neon aprendeu bem jovem que precisaria lidar com racismo, a discriminação, a violência de gênero e a transfobia. Fazendo parte de que tem uma expectativa média de vida de 35 anos, Neon também aprendeu com a morte.

E uma coisa que me marcou muito ao longo da vida foi que todas as minhas amigas foram enterradas de uma forma que eu nunca reconheci. Se eu tivesse que procurar hoje essas pessoas em uma lápide, jamais eu vou ter acesso.

E foi assim que ela pediu pra morrer. Neon entrou com um processo na Organização dos Estados Americanos (OEA) em 2014 para ter o direito de ser reconhecida como mulher. Foi ao limite. Pediu que, caso sua existência expressa no gênero e no nome não fosse reconhecida, queria autorização para uma morte assistida.

Aí eu dei conta que eu não tinha nada mesmo. Eu tinha sido expulsa de casa em 1992. Tinha acontecido tudo que tinha que acontecer com uma pessoa trans. E nós perdemos o quê? O que não vai ter é esse nome na lápide e aí eu abri o processo.

Neon venceu, retificou o nome e o sexo sem precisar fazer cirurgias. A decisão do STF é de 2018 e abriu caminho para que homens e mulheres trans tivessem acesso ao mesmo direito.

Ter um nome é um direito tão básico que se quer há uma referência a isso na Declaração Universal dos Direitos Humanos, mas o direito de existir e viver com dignidade já aparece de cara no primeiro artigo.

Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com o espírito Fraternidade.

A população LGBTQIA+ tem conquistado avanços na sociedade brasileira: o direito a união entre pessoas do mesmo sexo, o direito a retificação do sexo, o direito de adoção de filhos.

Para Marcos Tolentino, historiador e ativista, a Constituição de 1988 abriu o caminho

A Constituição de 88 eu acho que a inspiração dela é em relação a declaração universal de direitos humanos é justamente buscar essa ideia de uma cidadania que é de todas as pessoas né? E nisso prevê algumas especificidades direito de gênero, de direito de povos indígenas, de direito de pessoas negras, por entender que são grupos, são pessoas, que já vinham desse processo de exclusão de direitos.

Mas ainda há muito que avançar.

Há 14 anos o Brasil lidera o ranking dos países que mais matam pessoas trans. Em 2022, foram 131 pessoas assassinadas. 20 tiraram a própria vida em razão da discriminação e do preconceito. Os números são da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA).

Toda vez que eu acesso esse lugar do direito humano, eu fico perguntando: quando ele vai ser pleno pra nós? Essa plenitude é justamente, eu vou lutar por políticas públicas, vou, vou lutar enquanto ativista, vou, vou disputar a política institucional? Vou... mas vai ser plena.

Toda vez que eu penso nisso, de direito à humanidade plena, eu espero que a humanidade entenda que trans é um código de liberdade.

 

*Com produção e colaboração de Thiago Padovan, sonoplastia de José Maria Pardal.

Ouça a primeira reportagem da série: Declaração Universal dos Direitos Humanos: onde ela está na prática?
Ouça a segunda reportagem da série: Declaração Universal dos Direitos Humanos: defensores em risco
Ouça a terceira reportagem da série: Declaração Universal dos Direitos Humanos: violência policial impune

Edição: Roberto Piza / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Economia

Em março, o consumo cresceu 8% em relação a fevereiro, diz Abras

De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) esse foi o melhor resultado para o mês desde 2021.

Baixar arquivo
Geral

Ministério das Mulheres divulga Relatório Anual Socioeconômico

De acordo com o levantamento, as mulheres são maioria no Brasil, ainda assim, em algumas áreas, como postos de trabalho, cargos de liderança, no esporte e na política, elas ainda estão em minoria.

Baixar arquivo
Economia

Reforma Tributária prevê cashback e alíquota zero para alimentos

Esse é o primeiro projeto com regulamentação do texto, aprovado há quatro meses. Entre os pontos, estão alíquota zero para determinados produtos da cesta básica, cashback para serviços básicos, desconto nas alíquotas para escolas, serviços de saúde particulares e profissionais liberais e o Imposto Seletivo.

Baixar arquivo
Geral

Corpos encontrados em barco no Pará são temporariamente sepultados

Cerimônia laica foi promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Organização Internacional para as Migrações e a Agência da ONU para Refugiados, além das instituições que participaram do resgate. O procedimento permite que eles possam ser sepultados em outro local.

Baixar arquivo
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo