Central de Atendimento à Mulher recebeu 598 mil ligações em 2023

Publicado em 27/02/2024 - 12:47 Por Gabriel Correa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA

A Central de Atendimento à Mulher recebeu mais de 568 mil ligações ao longo de 2023, por meio do Ligue 180. Isso equivale a 1.558 ligações a cada dia. Esse volume de denúncias de violências contra mulheres representa um aumento de 23% em relação ao ano anterior, passando de 87 mil para mais de 114 mil. Também aumentou em 25%, o número de violações, chegando a quase 600 mil denúncias em 2023. Os dados foram divulgados nessa segunda-feira (26), pelo Ministério das Mulheres.

Nove em cada dez denúncias dizem respeito a ameaças à integridade psíquica, física, negligência ou patrimonial. A segunda maior violação foi o impedimento das mulheres terem liberdade individual, sexual, de crença, de trabalho ou de expressão: mais de 33 mil. O "risco à vida" das mulheres foi citado em 862 denúncias. As demais denúncias disseram respeito a direitos sociais, violência institucional, entre outras violações.

De acordo com a coordenadora-geral da Central de Atendimento à Mulher, Ellen Costa, as mulheres podem ter medo de seguir em frente com uma denúncia, por achar que perderiam a casa ou a guarda dos filhos. Mas, aí, as atendentes repassam informações para que as vítimas se sintam seguras e acolhidas.

Mais da metade das ligações de mulheres buscando algum tipo de atendimento, foram feitas na região Sudeste, 288 mil chamadas. Em seguida, da região Nordeste, quase 137 mil ligações. Já as regiões Norte e Centro-Oeste, tiveram menos chamadas, totalizando pouco mais de 40 mil ligações.

O Ligue 180 é um canal público e de graça, que orienta as mulheres sobre os mais diversos direitos, além dos serviços especializados mais próximos. Ele funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo