Conanda questiona redes sociais sobre moderação de conteúdo infantil

Publicado em 08/02/2024 - 19:10 Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) acionou as redes sociais para saber como elas têm atuado na moderação de conteúdo para o público infantojuvenil.

Os esclarecimentos estão sendo pedidos às empresas Tiktok, X, o antigo Twitter, Kwai e Meta, responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp.

O Conanda quer saber quais são os mecanismos de controle para os pais, como denúncias de violações estão sendo tratadas e quais são os impactos na proteção de crianças e adolescentes.

Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR mostra que 80% dos jovens utilizam a internet mais de uma vez por dia.

E 40% deles já sofreram algum tipo de ofensa no ambiente virtual, e 14% já viram imagens ou vídeos de conteúdo sexual na internet.

Durante a posse da nova presidência do Conanda, nessa quarta-feira (8), o Ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, disse que os conteúdos ofensivos são produzidos por adultos que lucram com isso.E defendeu que o conselho avalie o papel das redes sociais sobre crianças e adolescentes.

O Disque 100 da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos também mostra que, em 2023, 50% das 400 mil denúncias de violações foram relativas a casos de violência contra crianças e adolescentes.

O Conanda ainda pediu que as plataformas forneçam informações sobre estratégias, ações e divulgações dos mecanismos de controle para famílias, comunidade escolar e ao público em geral. 

Procuradas, as redes sociais mencionadas nesta reportagem não responderam até o fechamento desta matéria.

Edição: Bianca Paiva / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo