Jornalistas mortos no conflito entre Israel e Hamas são lembrados

Publicado em 26/02/2024 - 17:11 Por Gabriel Brum* - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os mais de cem jornalistas mortos na cobertura do conflito entre Israel e Hamas, na Faixa de Gaza, são lembrados numa campanha internacional nesta segunda-feira (26). Segundo a Federação Internacional dos Jornalistas, 96 profissionais eram palestinos.

Um símbolo dessa situação é Wael al-Dahdouh, da rede de TV árabe Al Jazeera. Ele perdeu a esposa, os filhos e um neto em ataques israelenses. Ferido em outra ação do exército de Israel, Dahdouh está no Qatar para tratar o pulso direito. Ele diz que ninguém esperava que a guerra chegasse a esse ponto. Ele conta que os ataques destruíram praças e aldeias em Gaza. E que as casas de palestinos são atacadas sem aviso prévio. 

Dahdou defende ainda que as instituições internacionais e a mídia devem agir para parar a violência e proteger a vida dos jornalistas. Ele cobra ações sérias e práticas. 

A presidente da Federação Nacional dos Jornalistas. Samira de Castro, afirma que a cobertura do conflito está restrita a veículos americanos e alinhados a Israel, enquanto a mídia internacional não consegue chegar lá.

"É uma tentativa de assassinar a verdade, a partir do momento que você não deixa a imprensa internacional se aproximar e que você passa a colocar os profissionais locais como alvos, com a desculpa de que podem estar alinhados aos terroristas", aponta.  

Segundo o Ministério da Saúde palestino, são quase 29 mil e 800 mortos e mais de setenta mil feridos na Faixa de Gaza. Em Israel, mil e duzentas pessoas foram assassinadas no ataque do Hamas em 7 de outubro do ano passado.

* Com a colaboração de Lucas Pordeus León

Edição: Nadia Faggiani / Fran de Paula

Últimas notícias
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo