Abdias Nascimento, líder da luta antirracista, completaria 110 anos

Publicado em 14/03/2024 - 15:03 Por Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Há exatos 110 anos, nascia um dos maiores intelectuais do Brasil e conhecedor da cultura negra.

Ator, dramaturgo, poeta, escritor, artista plástico, professor, político e ativista antirracista, Abdias Nascimento escreveu seu nome na história. E, se destacou como o principal difusor do pan-africanismo no país, movimento em defesa da unidade política dos povos africanos.

Paulista, da cidade de Franca, ele ganhou o mundo. Em 1968, Abdias viajou aos Estados Unidos para um intercâmbio com movimentos que promoviam os direitos civis e humanos da população negra. Ao perceber o aumento da repressão e da violência na ditadura militar brasileira, decidiu se autoexilar. Durante 13 anos, viveu nos Estados Unidos e na Nigéria.  

O sociólogo Túlio Custódio, mestre e doutor pela Universidade de São Paulo, pesquisou esse período de exílio de Abdias. Ele explica que as experiências internacionais tiveram influência grande no pensamento político e intelectual do ativista.

Custódio afirma que, como professor universitário, Abdias Nascimento pôde aprofundar críticas à ideia do Brasil como uma democracia racial, além de estreitar os laços internacionais com pensamentos e intelectuais africanos.

Antes do autoexílio, Abdias Nascimento já trazia um currículo longo: havia fundado o Teatro Experimental do Negro, em 1944, que denunciava a segregação nas artes brasileiras e promovia os direitos civis e humanos dos negros.

Nos anos seguintes, participou da organização da Convenção Nacional do Negro, e do 1º Congresso do Negro Brasileiro. Editou ainda o jornal “Quilombo: Vida, Problemas e Aspirações do Negro”; e era o curador fundador do Museu de Arte Negra, no Rio.

Após a estada no exterior, no retorno ao Brasil, em 1981, Abdias fundou com a esposa, Elisa Nascimento, o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro). A instituição organizou o 3º Congresso de Cultura Negra das Américas, em São Paulo, em 1982. A revista Afrodiáspora, lançada no ano seguinte pelo Ipeafro, traz na capa menção ao congresso e diz que os negros reunidos nele buscavam a própria identidade, impor respeito à condição comum de descendentes dos povos africanos. 

A viúva Elisa Nascimento segue hoje na luta pela valorização das raízes africanas e defende o legado de Abdias e o Ipeafro.  

Ao longo da vida, Abdias Nascimento recebeu títulos de doutor honoris causa no Brasil e no exterior, prêmios de órgãos nacionais e internacionais, entre eles a mais alta honraria outorgada pelo Governo do Brasil, a Ordem do Rio Branco, no grau de comendador. O intelectual morreu em 2011, aos 97 anos.

Edição: Vitoria Elizabeth / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo