Acordo entre MDH e UFF busca resguardar direitos de educadores no país

Publicado em 06/03/2024 - 22:00 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e a Universidade Federal Fluminense (UFF), assinaram, nesta terça-feira (6), um Acordo de Cooperação Técnica para aprimorar o serviço de encaminhamento das denúncias de violações de direitos humanos contra educadores no exercício de suas funções.

Pelo acordo, o ministério e a UFF deverão produzir e divulgar, de forma ampla, conteúdo e materiais em formato acessível sobre direitos humanos de educadores e educadoras no exercício das suas funções nas instituições de ensino. O plano de trabalho previsto terá duração de um ano, podendo ser prorrogado.

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, ressaltou a situação dos direitos humanos de educadores no país.

Antônio Claudio Lucas da Nóbrega, reitor da UFF, explica que a parceria faz parte de uma série de outras iniciativas entre a universidade e o ministério.

O compromisso ocorre diante de um cenário crescente de violações. Segundo levantamento do Disque 100, em novembro de 2023, a violência em ambiente escolar aumentou 50% em relação a 2022.

No total, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania apontou mais de 50 mil violações de direitos em unidades de ensino do país. Apenas de janeiro a meados de outubro do ano passado, a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos encaminhou mais de mil denúncias e cerca de 7 mil violações contra professores a órgãos competentes.

Edição: Roberto Piza / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo