Curso da UFRJ discute diversidade e inclusão no jornalismo

Inscrições gratuitas vão até dia 6 de março

Publicado em 05/03/2024 - 15:20 Por Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A importância de evitar estereótipos e preconceitos no jornalismo e os desafios do mercado da comunicação para profissionais pretos são alguns dos temas do curso Diversidade, Inclusão e Novos Formatos no Jornalismo Pós-Cultura Digital. A iniciativa É da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com a Rede de Jornalistas Pretos Pela Diversidade na Comunicação e o Pontão de Cultura Digital da Escola de Comunicação da UFRJ.

Em modalidade presencial e remota, o curso é gratuito e tem vagas abertas até 6 de março para candidatos de todo Brasil.

Serão 60 horas de formação, distribuídas em 18 aulas, com duração de aproximadamente duas horas, às sextas-feiras. Entre os professores, nomes nacionais e internacionais especialistas na área. Com início no dia 8 de março, os encontros estão programados para acontecer até julho. A previsão dos organizadores é que mais de 400 pessoas participem desta primeira edição.

Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ e uma das coordenadoras do curso, explica o projeto.

“A nossa ideia é trazer profissionais, jornalistas negros de todo o Brasil, jornalistas, mulheres, pessoas que representam essa diversidade na produção do próprio conteúdo, para falar, enfim, desses impasses, para falar de questões éticas, e dessas questões da diversidade, que impactam assim, nessa cultura da comunicação como um todo e mais, impactam na nossa vida cotidiana”.

A jornalista, apresentadora da TV Brasil e uma das professoras do curso, Luciana Barreto, ressalta alguns assuntos a serem discutidos.

“Nós temos que trabalhar os muitos aspectos que envolvem a comunicação antirracista desde a quantidade de profissionais pretos pensando a comunicação antirracista dentro dos meios de comunicação, o papel de protagonismo de alguns desses profissionais, mas até o olhar sobre a notícia, o olhar sobre a escolha da notícia, e isso é fundamental para a gente ter uma comunicação verdadeiramente democrática”.

Serão abordados ainda temas como evolução do mercado de comunicação e o que ainda precisa ser feito para a ampliar a representatividade e a inclusão. Mais informações sobre o curso em extensão.ufrj.br.

Edição: Tâmara Freire / Fran de Paula

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo