Distrito Federal terá plano para diminuir população de rua

Publicado em 14/03/2024 - 17:32 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Governo do Distrito Federal vai divulgar até o fim do mês um plano de ação para reduzir a população de rua. O documento está quase pronto e aguarda sugestões do Ministério Público do DF.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, explicou que uma das ações vai ser executada nesta sexta-feira (15), com o acolhimento de pessoas em situação de rua que vivem acampadas em frente a uma das unidades, um centro POP, na região central de Brasília.

Um levantamento de 2022, do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal, mostra que o DF tem mais de 2.900 pessoas vivendo nas ruas.

Um dos pontos do plano prevê a criação de duas mil vagas para pernoite, além das casas de acolhimento, onde as pessoas podem ficar por mais tempo.

No ano passado, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes proibiu a retirada e o transporte forçado de pessoas em situação de rua aos abrigos. E também determinou que o governo federal criasse uma política nacional para acolhimento dessa parcela da população.

Durante apresentação do plano, nesta quinta-feira, em Brasília, o secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, explicou que o documento já vinha sendo elaborado e que está aprovado pelo Supremo Tribunal Federal, mesmo com a determinação da Corte para que o governo federal elaborasse um projeto nacional.

O secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, reforçou que o plano do governo local é para acolher essas pessoas e que a desocupação de áreas públicas vai ser uma consequência.

Rocha adiantou que o projeto envolve ação de diversas secretarias do Distrito Federal. O projeto inclui serviços de pernoite, hospital veterinário, atuação em áreas de mendicância e em ocupações irregulares.

Edição: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo