Dossiê mostra rede de acolhimento à população em situação de rua 

Publicado em 15/03/2024 - 15:49 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Um dossiê sobre a rede de acolhimento à população em situação de rua nas grandes cidades brasileiras, vai ser apresentado, nesta sexta-feira (15), na Câmara Municipal de São Paulo, com a presença do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.

O objetivo do relatório “Retrato das Ruas" é trocar informações e debater políticas públicas voltadas a essas pessoas. Pela manhã, o ministro Silvio Almeida visitou a sede da União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região.

A capital paulista concentra o maior número de pessoas sem-teto do país. Os números divergem, conforme levantamentos de ONGs e da prefeitura paulistana, variando entre 30 e 45 mil pessoas. Não há um censo oficial sobre essa população.

Em dezembro, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania lançou o Plano Ruas Visíveis, política pública projetada em conjunto pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A meta é efetivar a Política Nacional para a População em Situação de Rua, com investimento de cerca de R$ 1 bilhão.

 

Edição: Nadia Faggiani / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo