Mais de 400 moradias para indígenas serão construídas em São Paulo

R$ 25 milhões serão investidos nas novas casas

Publicado em 08/03/2024 - 16:19 Por Nelson Lin - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Mais de 400 moradias para comunidades indígenas no estado de São Paulo serão construídas pelo governo estadual. Serão contempladas comunidades indígenas que ficam nos municípios de Bertioga, Mongaguá, Peruíbe, Tapiraí, Eldorado, e em São Paulo. Os municípios vão fornecer a infraestrutura de água e esgoto e a Funai vai autorizar as ações complementares de água e energia nos territórios indígenas.

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, CDHU, é a responsável pelas obras das moradias, que vão substituir as habitações precárias já existentes nas aldeias, sem custo aos moradores. O governador Tarcísio de Freitas assinou o documento nessa quinta-feira (7).

O cacique Adolfo Timóteo, que mora em uma aldeia em Bertioga, no litoral paulista, falou da importância dessas novas casas de alvenaria, em substituição às casas de barro e com telhado de palha.

“Hoje, a nova construção traz mais proteção contra a ventania, infiltração de água dentro das moradias. Porque hoje também os índios têm equipamentos eletrônicos, alimentos que precisam armazenar, precisa de geladeira, fogão. Tem a parte da água, que são fornecidas águas tratadas nessa casa”, enumera o cacique.

Nesta primeira etapa, serão investidos cerca de R$ 25 milhões do fundo de habitação de interesse social nessas novas casas. De acordo com informações do governo de São Paulo, desde 2001, o estado já construiu 612 moradias em terras indígenas de 11 municípios.

Edição: Nadia Faggiani / Fran de Paula

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo