Rio institui 18 de maio como o Dia de Luta Jovem Preto Vivo

Publicado em 15/03/2024 - 19:56 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro ganhou um dia para marcar a luta de jovens negros vítimas da violência no estado. O Dia de Luta Jovem Preto Vivo – João Pedro Matos Pinto vai ser comemorado anualmente em 18 de maio. O decreto instituindo a data foi publicado nesta semana no Diário Oficial do estado.

A data lembra a morte do menino João Pedro, que tinha 14 anos quando foi baleado nesse mesmo dia, em 2020, no quintal de casa, durante operação conjunta das polícias civil e federal no Complexo do Salgueiro, região metropolitana do Rio.  

Segundo denúncia do Ministério Público, João Pedro brincava com amigos quando os agentes entraram atirando. O menino foi atingido na barriga, chegou a ser socorrido, mas não resistiu. A casa em que João Pedro estava, de acordo com a denúncia, teria sido alvo de mais de 70 disparos.

Rafaela Matos, mãe de João Pedro, afirmou que esse decreto é apenas uma parte do que precisa ser feito pelo governo para reduzir o genocídio dos jovens negros no estado.

Essa cobrança também é feita pela diretora da Anistia Internacional no Brasil, Jurema Werneck. A organização vem apresentando há anos recomendações às autoridades para interromper a violência cometida por agentes do estado contra jovens negros.  

A diretora avalia que o decreto é uma ação importante, mas afirma que o estado precisa de medidas efetivas para lidar com o racismo nas operações policiais. 

A data entrou para o calendário oficial do Rio de Janeiro. No dia serão realizados eventos e campanhas educativas para estimular o debate sobre o racismo, encarceramento e genocídio da juventude negra e periférica.

Três policiais foram denunciados à Justiça por homicídio e fraude processual no caso do menino João Pedro. A primeira audiência do processo ocorreu em setembro de 2022, mais de dois anos após o crime, e a última em novembro do ano passado.

O processo está agora na fase de alegações finais. O Ministério Publico pediu que os acusados sejam levados ao júri popular.

Edição: Tâmara Freire / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo