Empresários do Pará podem aderir à Nota Fiscal Eletrônica

Publicado em 11/01/2015 - 16:41 Por Michelle Moreira - Brasília

Desde 2014, os consumidores do Pará começaram a receber a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. Ela veio para substituir os cupons fiscais em papel. A ação integra o projeto piloto para a implantação do sistema em todo o estado.

 

Os empresários podem aderir de forma voluntária à emissão desse documento. Mas a partir de junho deste ano, 689 estabelecimentos serão obrigados a emitir a nota. Neste conjunto estão as empresas de grande porte.

 

O documento é 100% digital, emitido e armazenado eletronicamente. O objetivo é documentar, para fins de fiscalização, a circulação de mercadorias ou prestação de serviços.

 

A validade da nota é garantida pela assinatura digital do remetente e pela recepção, pelo Fisco, do documento eletrônico.

 

O auditor de receitas estaduais, José Guilherme Koury, explica como funciona a Nota.

 

SONORA

 

Koury alerta que cabe ao consumidor escolher a forma como quer receber o documento, que pode até mesmo ser impresso. Ele explica as vantagens do documento digital.

 

SONORA

 

Outra vantagem destacada por Koury é que o consumidor pode conferir na hora se a nota foi transmitida para a Secretaria de Fazenda. Caso contrário, pode reclamar com o lojista. No Pará, existe programa de incentivo para o consumidor solicitar o documento fiscal.

 

A rede de supermercado Supernorte aderiu ao programa em setembro de 2014. O gerente de tecnologia da Rede, Fernando Henrique Pereira, já percebe redução de custos.

 

SONORA

 

A partir de 1º de dezembro deste ano, outros 6.200 estabelecimentos serão obrigados a emitir a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica.

 

E as empresas de menor capacidade, optantes do Simples Nacional, terão essa obrigatoriedade a partir de 2016.

 

Depois de aderir ao programa, o comerciante tem até seis meses para se adequar às regras. Durante este período, a emissão do documento digital poderá ser feita junto com a Nota Fiscal de Venda ou Cupom Fiscal.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo