Proteção do emprego deve ter adesão principalmente da indústria, diz Rossetto

Publicado em 07/07/2015 - 18:57 Por Denize Bacoccina - Brasília

O Programa de Proteção ao Emprego é o foco desta entrevista do ministro da Secretaria Geral da Presidência da República,  Miguel Rossetto, à Agência Brasil. O objetivo central da medida, que inicialmente vai contar com R$ 100 milhões, é preservar os postos de trabalho no país. 

 

As empresas que aderirem vão poder reduzir até 30% da jornada de trabalho e, proporcionalmente os salários. No entanto, o governo federal vai garantir a complementação de até metade da perda salarial até o limite de R$ 900. A medida vai valer até o fim de 2016 e, conforme o ministro, o setor industrial deve ser um dos principais participantes.

 

Uma das condições para que as empresas possam aderir ao Programa de Proteção ao Emprego  é não demitir durante e após um terço do tempo da vigência do acordo.

 

O programa, criado por medida provisória assinada nesta terça-feira (7) pela presidente Dilma Rousseff, foi construído por meio do diálogo com as Centrais Sindicais e setores empresariais. Embora passe a valer imediatamente com força de lei, a proposta ainda vai passar pela avaliação do Congresso Nacional. 

 

Acompanhe os detalhes na entrevista.

 

Leia mais na Agência Brasil:

 

"Vamos financiar o emprego em vez do desemprego", diz Rossetto

 

Medida provisória autoriza empresas a reduzir salário e jornada de trabalho

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo