Pais são os primeiros a quem consumidor pede socorro financeiro

Publicado em 13/07/2016 - 14:48 Por Graziele Bezerra - Brasília

Uma pesquisa do SPC Brasil revela que quatro em cada dez brasileiros já pediram o nome emprestado para fazer compras a crédito.


Imprevistos, nome sujo e limite de crédito estourado são as principais razões que levaram essas pessoas a recorrer a esse tipo de favor.


Os consumidores apelam principalmente aos familiares. Os pais aparecem em primeiro lugar na lista de quem presta socorro, depois vem os irmãos e os cônjuges.


Mas a lista dos amigos da vez financeiros não para por aí. Amigos, namorados e colegas de trabalho também costumam emprestar o nome para tirar alguém do sufoco.


Outra informação revelada é que o cartão de crédito é o meio de pagamento mais solicitado pelos consumidores para realizarem compras em nome de outra pessoa.


Trinta e três por cento dos entrevistados já pediram cartão emprestado. Em seguida estão cartões de loja, crediário ou carnê e o cheque.


Segundo especialistas do SPC, ao assumir a dívida de terceiros, a pessoa passa a responder por todas as consequências financeiras e jurídicas da situação, caso o tomador do nome emprestado não consiga pagar a conta.


A pesquisa ouviu 674 consumidores em todos os estados.

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo