Trocando em Miúdo: Saiba como é feita a prestação de contas do terceiro setor

Publicado em 05/10/2016 - 02:00 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

A prosa de hoje tem a ver com a dúvida mandada por um ouvinte para o nosso e-mail emconta@ebc.com.br querendo saber como é feita a prestação de contas das chamadas ONGs, pessoal do terceiro setor, organizações não governamentais, sem fins lucrativos e que, no Brasil, são mais de 290 mil. Vamos nessa.
 

Pois vamos direto para o pingue-pongue com alguém que entende do pedaço. É o especialista em contabilidade  de organizações não governamentais, professor José Antônio de França. Ele é do Conselho Federal de Contabilidade e presidente da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal. Está bom assim? Então, vamos lá.…


1 - Professor França. Como deve ser uma prestação de contas do dinheiro recebido e depois gasto em programas de ONGs, ou seja, organizações não governamentais?


2 - Tanto que existe o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Foi criado justamente para definir alguma forma de controle, no sentido de prestação de contas, por parte delas. É isso mesmo?


3 - Vamos detalhar mais um pouco, se me permite, professor França, especialista na contabilidade de ONGs. Acontece que são vários tipos de contratos de onde vêm os recursos. Tanto pode ser do governo quanto do estrangeiro. Ou de empresas. Com isso, uma prestação de contas é diferente da outra, não é?


4 - Mais uma dúvida. As ONGs, ou seja, o pessoal do terceiro setor, são organizações sem fins lucrativos. Com isso, ficam isentas de pagar imposto de renda, por exemplo. Muda o quê na prestação de contas?


5 - Mesmo sendo uma organização não governamental, sem fins lucrativos, tem que fazer mais o quê?


6 - E lógico que esse sistema de prestação de contas é importante até porque são mais de 290 mil associações e fundações, e muitas bem intencionadas, e pode acontecer de uma ou outra querer abusar um pouco, né?
 

Então tá
Inté e axé.


 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo