Trocando em Miúdo: Bloqueio temporário de serviços é possível; saiba como

Trocando em Miúdo

Publicado em 05/09/2017 - 02:20 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

A prosa de hoje é de serviço até porque tem gente, com certeza, que não sabe que pode, por exemplo, bloquear algum tipo de serviço que contratou em sua casa e, muitas vezes, voltar depois, nas mesmas condições, pagando ou não pela religação. Vamos nessa.

 

Vamos então tirar as dúvidas, pela ordem, conversando outra vez com a vice-presidente da Proteste – Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci. Começando pelo principal. Que tipos de serviço eu posso pedir o bloqueio temporário?

 

Então, a pergunta prática. Por onde eu começo, o que eu devo fazer se eu precisar, por algum motivo, interromper por uns tempos, sem pagar, algum tipo de serviço?

 


Mas Maria Inês Dolci, vice-presidente da Proteste, e obrigado pelos esclarecimentos aos nossos ouvintes, no geral, eu posso cancelar por uns tempos qualquer tipo de serviço público e voltar depois?

 

Vamos em frente porque tem uma coisa que muita gente que está nos ouvindo, com certeza, não sabe. Tem alguns serviços, por exemplo, a TV a cabo, por assinatura, que eu posso cancelar, quando saio de férias e, na volta, continuo no mesmo contrato, sem pagar nada a mais. É um direito que deve estar, inclusive, no contrato.

 

Mas eu pergunto. Por que depende de cada caso?

 

E no caso de plano de saúde? Eu saio de férias para o estrangeiro, lá eu pago outro seguro, de viagem, então, eu não posso interromper o plano aqui no Brasil e voltar depois com ele?
Lógico que tem o caso de portabilidade, previsto na lei, mas, aí, é outra coisa. É quando eu mudo de um plano de saúde para outro, em condições parecidas, sem perder a carência.

 

Então, tá. Inté e axé.

 

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo