Trocando em Miúdo: Prazo para doação a programas sociais com abatimento no IR termina dia 29

Trocando em Miúdo

Publicado em 20/12/2017 - 02:20 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Ano-Novo chegando aí, gente, tem Imposto de Renda, está lembrado, sem contar aqueles impostos de começo de ano, tipo IPTU e IPVA, mais a matrícula da escola para quem tem filho. Mas a prosa de hoje é sobre fazer uma boa ação neste Natal sem gastar. Pelo contrário, ganhando um desconto. Vamos nessa.

 

É o seguinte. Falei Imposto de Renda porque a pessoa aí tem até o dia 29, deste mês de dezembro, para fazer uma doação para uma entidade social cadastrada na Receita Federal e, depois, lá por março, abril, usar parte disso para descontar no Imposto de Renda que tiver a pagar. Conforme os cálculos, parte desta doação, além de fazer o bem para quem precisa, neste Natal, ainda pode aumentar a devolução do seu Imposto de Renda, se for o caso.

 

Agora, gente, tem um agravante. Apenas 10% do dinheiro usado para pagar o Imposto de Renda, na época da declaração anual, repetindo, apenas 10% disso são usados para doações legais a fundos e programas sociais. Mas tem umas regras. A pessoa pode doar, repetindo, até o último dia útil do ano, 29 deste dezembro, mas até 8% do que estiver devendo de Imposto de Renda. Exemplo rápido. Você deve R$ 1.000 e abate R$ 80 do que doou agora.

 

Outra exigência. As doações têm que ser para fundos, projetos ou programas - municipais, estaduais ou federais -, que, por sua vez, repassem o dinheiro para entidades sociais. A lista deles pode ser vista na página da Receita Federal e, depois, na página da internet deles, dá para ver os projetos onde eles costumam usar o dinheiro doado.

 

Mais um lembrete antes da pessoa aí fazer uma boa ação neste Natal. Guarde o recibo da doação, que é emitido pelo fundo, com seu nome e CPF de doador, mais o CNPJ e nome da instituição, data e quantia doada. Na hora de preencher a declaração, depois de março, é só colocar as quantias na ficha “doações efetuadas” na declaração tipo completa.

 

Então tá. Inté e axé.

 

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo