Trocando em Miúdo: Continuamos com as dicas para a declaração do Imposto de Renda

Trocando em Miúdo

Publicado em 02/02/2018 - 02:01 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Continuando a conversa tira-dúvida da declaração do Imposto de Renda em cima do que aconteceu na sua vida financeira em 2017 e que é para ser entregue a partir de março deste 2018. Vamos logo nessa.

 

Gente, importante deixar tudo preparado, na medida do possível, até porque só vale o que aconteceu até o dia 31 de dezembro passado. Não custa nada separar as notas fiscais e recibos, por exemplo, das despesas que precisam ser declaradas. Algumas até serão usadas para abater do que vai ser preciso pagar, se for o caso. Ah, despesas da pessoa e também dos dependentes. Que tipos de despesas, prezado analista tributário Francisco Pinto de Souza, secretário de Finanças do Sindireceita?

 

Sonora: “Planos de saúde, exames laboratoriais, e essas despesas, com o próprio declarante e seus dependentes legais, inclusos na declaração do IR. Essas são ilimitadas. Também as despesas com instrução, incluindo desde a pré-escola até a pós-graduação, também do declarante e de seus dependentes. Essas limitadas. É preciso ter esses comprovantes. É lógico que se eu tenho os comprovantes, com CPF ou CNPJ do médico, não é obrigatório ter em mãos na hora de preencher a declaração, mas vai ter que ter se, por um acaso a receita pedir, se o contribuinte cair na malha fina.”

 

Continuando a prosa com o analista tributário, agora aposentado, mas continua ajudando a gente, Francisco Pinto de Souza. Aliás, dúvidas para emconta@ebc.com.br. Voltando a lembrar o importante: tem que ter o número do recibo, da nota fiscal, para cada tipo de despesa. Para quem pagou, CPF ou CNPJ, quanto foi, qual o serviço e tal. Isso é importante, não é mesmo, Francisco Pinto de Souza?

 

Sonora: “É muito importante pegar previamente. E também é importante se o tratamento for fora do seu estado, ficar atento e pegar logo. Porque, depois de viajar, fica difícil. Paguei a despesa, então já pego o comprovante.”

 

Na segunda, a gente continua com mais dúvida em cima da declaração do Imposto de Renda que precisa ser entregue a partir daqui a um mês. Por exemplo, o que eu posso usar da declaração do ano passado? Na segunda, a gente fala disso.

 

Então, tá. Inté e axé.

 

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo