Trocando em Miúdo: De olho na hora de começar a preencher a declaração do Imposto de Renda

Trocando em Miúdo

Publicado em 01/02/2018 - 07:38 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Vamos começar, outra vez, uma prosa que a pessoa aí está deixando para depois do carnaval quando já podia estar cuidando até antes do Natal. Adivinhe só do que se trata? Não sei se vale a pena lembrar, mas não tem como fugir dela. Dúvidas no preenchimento da declaração do Imposto de Renda. Está lembrado disso? Então, vamos nessa.

 

Para manter a tradição, quem conversa com a gente, igual aconteceu nos outros anos, muita gente mandou dúvidas para o e-mail emconta@ebc.com.br, é o secretário de finanças do Sindireceita, Francisco Pinto de Souza. Então, lápis e papel, a pasta da declaração do ano passado por perto e começando por onde? Lógico, só vale o que a pessoa teve de despesa, lucro, rendimento até o dia 31 de dezembro de 2017.

 

Acontece que tem duas coisas, pelo menos, que o contribuinte depende dos documentos, que costumam ser liberados só lá no fim deste fevereiro, em cima da hora de começar a entregar a declaração para a Receita Federal, nos meses de março e abril. Primeiro, analista tributário Francisco Pinto de Souza. O relatório pessoal do banco. Como é isso?

 

Prezado analista tributário Francisco Pinto de Souza, do Sindireceita. Obrigado pela sua sempre importante participação. Agora, tem outro relatório que o contribuinte precisa sempre esperar, até para comparar. Trata-se da declaração de rendimentos da empresa onde trabalha, aí contando quanto foi retido de Imposto de Renda, todo mês, em cima do seu salário. Tem que esperar e comparar. É isso mesmo?

 

Tem mais dúvidas ainda em cima de declaração do Imposto de Renda, dia 1º de março já ponde mandar, pela internet, para a Receita Federal. Só mais uma. De um lado, os ganhos. Do outro, os gastos. No meio, as dívidas. Como exemplo, no carro. Vendi um, comprei outro. E aí, analista?

 

Não falei que ia começar tudo de novo? Tem mais dúvida e recomendação nesta fase de preparação antes de preencher a declaração do Imposto de Renda. Mas a chefia lembra que hoje o tempo acabou. Sem problema. Amanhã, e nos próximos dias, a gente continua em cima disso.

 

Então, tá. Inté e axé.

 

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo