MP do Pará analisa contraproposta da Alunorte sobre ações emergenciais em Barcarena

Barcarena

Publicado em 29/05/2018 - 15:28 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

A mineradora Hydro Alunorte entregou aos Ministérios Públicos Federal e Estadual do Pará uma nova contraproposta para o Termo de Ajustamento de Conduta. De acordo com a assessoria da empresa, o documento, entregue na última sexta-feira, busca consenso sobre ações que possam contribuir para o desenvolvimento do município de Barcarena e das comunidades locais.

 

A contraproposta já está sendo analisada pela força-tarefa do Ministério Público, que cobra medidas para evitar e reduzir os impactos de um possível vazamento de rejeitos da Alunorte em fevereiro. Em nota publicada nesta segunda-feira, o Ministério Público Federal afirma que o novo documento está mais próximo das medidas entendidas como fundamentais.

 

Os termos do acordo ainda serão avaliados detalhadamente e os procuradores continuam abertos às sugestões da comunidade de Barcarena. O Ministério Público Federal defende medidas para o atendimento emergencial à população e para a garantia da segurança das barragens, bem como a qualidade dos planos de ações emergenciais da Alunorte.

 

Nesta semana, na Assembleia Legislativa do Pará, está prevista uma série de oitivas na Comissão Parlamentar de Inquérito que apura a ocorrência de danos ambientais na bacia hidrográfica do rio Pará.

 

Foram convidados representantes de organizações socioambientalistas, dos Bombeiros, da Polícia Civil, da Companhia de Desenvolvimento Socioconômico do Pará, da Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Emprego e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo