Empresas são autuadas por comércio ilegal de manganês e cobre em Barcarena

Barcarena

Publicado em 05/06/2018 - 15:09 Por Maíra Heinen - Brasília

Quase oito toneladas de cobre e 10 de manganês foram apreendidas no município de Barcarena durante a Operação Mineroduto, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará. Foram apreendidas, ainda, 68 metros cúbicos de madeira em toras, 17 máquinas e equipamentos além de 58 contêineres.

 

A fiscalização ocorreu após denúncias de irregularidade ambiental em empresas que desenvolvem atividades com manganês. Todas as empresas verificadas apresentaram algum problema  relacionada à Licença de Operação.

 

Foram lavrados 12 autos de infração contra os estabelecimentos por desenvolverem atividade de Terminal Logístico de Cargas sem a devida autorização do órgão ambiental competente. Também foram consideradas as irregularidades no uso dos recursos hídricos.

 

As empresas irregulares - uma com Licença de Operação falsa relativa à origem dos minérios e outras cinco em fase de investigação quanto à legalidade das licenças ambientais - tiveram suas atividades interditadas.

 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente,  Barcarena é a principal porta de entrada e saída de manganês em estado bruto no Pará, e uma ação fiscalizadora está examinando toda a cadeia que envolve a atividade. 

 

Ainda segundo a secretaria, a operação terá outras etapas durante o ano para frear o comércio ilegal do manganês no município.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo