Saiba quais os seus direitos ao adquirir um alimento inadequado para o consumo

A Vez do Consumidor

Publicado em 24/06/2018 - 09:25 Por Wellington Barros - Brasília

Comer fora de casa virou sinônimo de praticidade em meio à correria do dia a dia. Mas, quais os direitos do consumidor quando descobre que o alimento está em condições impróprias para o consumo?

 

A gerente de loja, Yarla Maria Pinho, passou por essa situação recentemente, quando foi almoçar em um restaurante da Asa Sul, em Brasília.

 

Sonora: “Num determinado momento, eu comecei a mastigar, mastigar, mastigar e o alimento não se dissolvia. Aí foi querer identificar o que era, quando retirei da minha boca, eu acreditando que era aquela capinha do bacon, ai... é que é até difícil de falar, quando olhei me deparei com um band aid sujo de sangue no feijão”.

 

A Vigilância Sanitária do Distrito Federal alerta sobre a necessidade de um manual de boas práticas nos estabelecimentos que trabalham com manipulação de alimentos a fim de garantir condições seguras de preparo.

 

O gerente de Apoio à Fiscalização, Leonardo Corrêa é enfático:

 

Sonora: “E nesse manual de boas práticas tem que estar descritas todas essas questões: se tiver algum funcionário doente, com algum machucado nas mãos. Isso tem que estar observado nesse manual e orientado também para os funcionários do estabelecimento”.

 

Ao encontrar alguma irregularidade, os consumidores podem acionar a ouvidoria do Distrito Federal pelo 160. O caso é encaminhado à Vigilância Sanitária, que inicia uma investigação. Se a reclamação for procedente, o estabelecimento pode até ser interditado, a depender dos riscos oferecidos.

 

Vale lembrar que os direitos do cidadão nesses casos vão desde o ressarcimento da quantia paga até indenização, inclusive quando houver intoxicação alimentar, ou outros danos físicos e morais.

 

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o prazo para reclamar ao estabelecimento que comercializou o alimento é de até 30 dias. Já o tempo máximo para pedir indenização na Justiça é de cinco anos.

 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo