IBGE: taxa de sindicalizados em 2017 foi a menor dos últimos seis anos

IBGE

Publicado em 08/11/2018 - 11:21 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Em 2017, 14,4% da população ocupada ou cerca de 13 milhões de pessoas estava associada a algum sindicato. A taxa é a menor desde 2012, quando apresentou 16,2% de sindicalização.

 

A maior redução de sindicalizados ocorreu entre os trabalhadores por conta própria e aqueles no setor privado, sem carteira assinada. O nível de ocupação com carteira assinada também diminuiu.

 

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C): Características Adicionais do Mercado de Trabalho 2012-2017 foram divulgados nesta quinta-feira (8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Os dados mostram que entre 2015 e 2016, ano que apresentou a maior perda de postos de trabalho, a população ocupada caiu mais entre os sindicalizados.

 

Enquanto a redução geral foi 1,5%, entre os sindicalizados foi 7,4%. Adriana Beringuy, economista técnica da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE, explica que o resultado reflete o crescimento da informalização no Brasil.

 

Os dados mostram o crescimento dos trabalhadores por conta própria, que representaram em 2017 o segundo contingente de população ocupada, com 25,3% do total, embora os empregados no setor privado, com carteira assinada, continuem sendo o primeiro contingente.


Entre os grupamentos de atividade, administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais tinham a maior taxa de sindicalização em 2017, com 23,6%, refletindo a dinâmica de categorias numerosas com tradição de organização e menos sujeitas à precarização do mercado, como professores e profissionais da saúde.

 

A segunda maior taxa foi no grupamento de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, como reflexo da presença de sindicatos de produtores rurais, sobretudo no interior do país.

 

Os dados mostram, também. o crescimento de inscritos no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). O número de pessoas ocupadas como empregadores ou trabalhadores por conta própria que tinham registro no CNPJ passou de 23,9%, em 2012, para 28,9%, em 2016, e ficou em 28% no ano passado.

 

No total, são mais de 7,6 milhões de pessoas nessa categoria, no Brasil.

 


Em relação a 2016, os estabelecimentos no domicílio de residência tiveram o maior crescimento de contingente , com expansão de 443 mil pessoas, o que totalizou 3 milhões e 200 mil (3,2 milhão) pessoas trabalhando em casa em 2017.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo