Total de ocupados no Brasil cresce 1,7 milhão de 2012 a 2017, segundo IBGE

Mercado de Trabalho

Publicado em 08/11/2018 - 13:02 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O número de ocupados no Brasil aumentou de 89,7 milhões em 2012 para 91,4 milhões em 2017. É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad-C): Características Adicionais do Mercado de Trabalho, divulgada nesta quinta-feira (8) pelo IBGE.

 

A pesquisa indica que o pico de pessoas ocupadas no país ocorreu em 2015, com 92,6 milhões, tendo caído 1,5% em 2016 e apresentando uma “discreta” recuperação de 0,3% em 2017.

 

A leve recuperação não se reflete no setor privado, já que o número de trabalhadores com carteira assinada teve queda de 1,1 milhão de postos de trabalho enquanto aumentaram em 600 mil os trabalhadores por conta própria e e também em 600 mil os empregados sem carteira assinada. 

 

Os dados indicam que, apesar do predomínio masculino permanecer, a expansão na ocupação se deu apenas entre as mulheres no ano passado, o que fez com que a diferença de ocupação chegasse ao menor valor na série analisada.

 

Adriana Beringuy, economista técnica da coordenação de trabalho e rendimento do IBGE, explica que desde o início da série histórica se verifica o predomínio dos homens entre os ocupados e agora a queda acentuada na ocupação masculina reduziu a diferença entre os gêneros.

 

O IBGE aponta também que a proporção de pessoas que trabalham no turno diurno na ocupação principal caiu de 93,3% em 2012 para 92,5% em 2017. 

 

Por grupamento de atividade, o setor que mais perdeu postos de trabalho de 2015 para 2016 foi a indústria geral, com um 1,3 milhão de pessoas a menos empregadas, mas também foi um dos setores que teve a maior recuperação em 2017, ganhando 335 mil pessoas empregadas. 

 

O destaque da recuperação do ano passado foi o grupamento de alojamento e alimentação, que recebeu 500 mil pessoas.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo