Atividade econômica recua 0,3% em outubro, aponta Monitor do PIB

FGV

Publicado em 19/12/2018 - 11:33 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Em outubro, a atividade econômica recuou 0,3% na comparação com o mês de setembro. No entanto, na comparação trimestral, o trimestre terminado em outubro apresentou desempenho melhor do que o terminado em julho, com crescimento de 1,2%. Na comparação anual também o resultado foi positivo.

 

Os dados do Monitor do PIB foram divulgados nesta quarta-feira (19) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Dos três grandes setores produtivos, apenas a agropecuária demonstrou crescimento em outubro, de 3,2%.

 

Entre as atividades, além da agropecuária, também se destacaram com crescimento em outubro transportes, serviços imobiliários e a atividade extrativa mineral. Apenas três atividades apresentaram retração; a construção, os impostos e os serviços de informação.

 

Segundo a FGV, o desempenho de outubro reflete a baixa atividade da indústria, dos serviços, a queda no consumo das famílias e a queda ainda mais acentuada na formação bruta de capital fixo, ou seja o quanto as empresas investiram em bens como máquinas e equipamentos que servem na produção dos produtos finais.

 

No entanto, houve crescimento tanto da exportação quanto da importação, no trimestre móvel terminado em outubro em comparação ao mesmo período do ano passado.

 

Ainda de acordo com a FGV, o consumo das famílias vinha crescendo desde maio de 2017 até abril de 2018, quando recuou em função da greve dos caminhoneiros, e em julho voltou a se recuperar, mantendo praticamente estabilidade. Os destaques neste componente foram o consumo de serviços e de produtos duráveis, especialmente veículos.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo