Banco Mundial faz avaliação para medir o ambiente de negócios no Brasil

Economia

Publicado em 04/04/2019 - 21:09 Por Kariane Costa - Brasília

Quanto tempo demora para abrir uma empresa no Brasil?  Quais impostos o empresário vai ter que recolher e quanto ele vai gastar para instalar energia elétrica no empreendimento?

 

Essas e outras perguntas fazem parte de uma avaliação do Banco mundial para medir o chamado ambiente de negócios.

 

Nesta quarta-feira (3), representantes do Banco Mundial se reuniram no Palácio do Planalto para discutir como o Brasil pode melhorar sua posição  no ranking Doing Business.

 

Na prática esse ranking montado pelo Banco Mundial, avalia a facilidade de realização de negócios em 190 países e significa que, quanto melhor posicionado, mais investimentos o país vai atrair.

 

Em entrevista exclusiva à Rádio Nacional, o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Floriano Peixoto, explicou que hoje o Brasil ocupa o lugar número 109 nesse ranking, mas tem como meta chegar à posição número 50 .

 

Essa meta já anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro. 

 

Para o representante do Banco mundial no Brasil, Rafael Muñoz, o principal desafio para o empresário no Brasil é o pagamento de impostos.

 

Ele diz ainda que mesmo que seja ambiciosa, a meta definida pelo governo é possível,.

 

A secretária Especial de Modernização, Márcia Amorim, explica que as metas têm como objetivo reduzir o tempo e a burocracia de se fazer negócio no Brasil, para atrair o empresariado.

 

De acordo com a secretária, a princípio serão 5 grupos temáticos de ação que vão focar em 5 temas: Obtenção de eletricidade, registro de propriedades, abertura de empresas, obtenção de alvará de construção e pagamento de impostos.

Últimas notícias
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo