Rondônia e TO lideram crescimento de despesas com inativos

Ipea

Publicado em 15/05/2019 - 10:43 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

O Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) concluiu um levantamento sobre a folha de pagamento de 23 unidades da federação, em 2018. A pesquisa revela que os gastos com pessoal tiveram um aumento real médio de 2,9% no ano passado, na comparação com 2017. Esse resultado é quase três vezes superior ao crescimento de 1,1% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2018.

 

As despesas com inativos seguem em crescimento e correspondem a dez vezes mais que os gastos com os servidores públicos em atividade. Rondônia e Tocantins foram os estados que registraram maior crescimento despesas com inativos. Rondônia com quase 23% de aumento e Tocantins com 17%.


O coordenador da pesquisa do Ipea, Cláudio Santos, lembra que não é possível reduzir esses indicadores porque, com o passar dos anos mais servidores irão se aposentar.

 

A solução seria evitar a repetição do problema, priorizando as novas contratações para áreas essenciais como saúde, educação e segurança pública.

 

O pesquisador do Ipea acredita que os estados com o maior crescimento no número de inativos, em 2018, Rondônia e Tocantins, têm em comum o fato de serem estados mais novos, que precisaram contratar e incorporar aos seus quadros um grande número de servidores nas décadas de 1980 e 1990. São esses servidores que agora estão se aposentando.


O presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins, Sharlles Lima, conta que o estado criou um sistema previdenciário, em 2012, para abrigar os novos servidores e aplicar as contribuições no mercado financeiro, buscando uma maior rentabilidade.

 

Ainda assim, essa alteração não resolve o problema do aumento de aposentados pelo sistema anterior.

 

Ainda de acordo com levantamento do Ipea, considerando apenas servidores ativos, 14 estados tiveram crescimento nos gastos, em 2018. Lideram a lista o Ceará, com 12,79%, e o Pará com 8,52% de aumento na folha de pagamento dos servidores em atividade.

 

A situação é considerada mais grave em Minas Gerais e Rio Grande do Sul, onde o número de inativos já é maior que o de ativos.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo