Empresas de telecomunicações têm até 12 de julho para criar lista de 'Não Perturbe'
Telecomunicações
Publicado em 14/06/2019 - 15:07 Por Graziele Bezerra - Brasília
As principais empresas de telecomunicações do Brasil terão até 12 de julho para criar uma lista nacional de “Não Perturbe”, para cadastrar consumidores que não queiram receber ligações dessas empresas oferecendo serviços de telefonia, TV por assinatura e internet.
A determinação é da Anatel e vale para as empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo.
Esse prazo serve também para essas companhias divulgarem o canal qu e o consumidor deverá acessar para manifestar seu desejo de não receber essas ligações.
Segundo a Anatel, em março deste ano as empresas já haviam se comprometido a implementar, até setembro, um código de conduta e mecanismos de autorregulação das práticas de telemarketing e a lista de “Não Perturbe” foi um dos mecanismos sugeridos pelas teles à agência.
A Anatel também quer que as áreas técnicas estudem medidas para combater os incômodos gerados por ligações mudas e realizadas por robôs, mesmo as que tenham objetivo de vender serviços de empresas de setores não regulados pela Anatel.
A Agência Nacional de Telecomunicações revela que estudos de mercado estimam que pelo menos um terço das ligações indesejadas no Brasil sejam realizadas para vender serviços de telecomunicações.