25 anos do Real: ex-diretor do BC diz que risco de hiperinflação voltar é mínimo

25 anos do Real

Publicado em 01/07/2019 - 12:00 Por Victor Ribeiro - Brasília

Há exatos 25 anos chegava ao bolso dos brasileiros um dinheiro novo, que materializou o plano econômico que conseguiu domar a hiperinflação, causada pela dívida externa que disparou nos últimos anos do regime militar e parecia ser impossível de ser contida.

 

Você lembra? As notas eram de 1, 5, 10, 50 e 100 reais. A de 2 reais só entrou em circulação em 2001 e a de 20 reais, em 2002.

 

Em 2006, a Casa da Moeda encerrou a produção das cédulas de 1 real. Já as moedas tinham os mesmos valores que hoje: 1, 5, 10, 25 e 50 centavos e 1 real.

 

Mas o Plano Real foi muito mais do que a troca do dinheiro em circulação. Foi um processo de estabilização econômica que começou em 1993, com o objetivo de acabar com a hiperinflação, que reduzia o poder de compra do trabalhador brasileiro.

 

A inflação acumulada nos 12 meses, de julho de 1993 até junho de 1994, se aproximava de 5.000%. No fim daquele ano, a inflação oficial estava em 916% e caiu para 22%, em 1995.

 

O Banco Central teve papel importante nesse processo. Coube à autoridade monetária estabelecer a taxa básica de juros e controlar o câmbio.

 

Na elaboração do Plano Real, as equipes do Banco Central, da Casa da Moeda e do Ministério da Fazenda trabalharam em conjunto.

 

O economista Carlos Eduardo de Freitas foi diretor do Banco Central durante o processo de adoção do Plano Real. Ele lembrou que uma das preocupações da equipe econômica era evitar que, na dúvida sobre a conversão de preços, a população corresse às lojas e aumentasse a inflação.

 

O Banco Central, a Casa da Moeda e o Ministério da Fazenda organizaram a implantação do plano econômico em três etapas. A primeira foi com um ajuste fiscal, que permitiu ao governo remanejar o orçamento e aumentou impostos, com a criação do Fundo Social de Emergência.

 

A segunda fase foi marcada pela criação de uma unidade de conta, para padronizar valores, a partir da URV, a Unidade Real de Valor. A terceira etapa foi a própria implantação do Real.

 

Para garantir que o novo dinheiro começaria de fato a circular em todo o país, a partir de 1º de julho de 1994, a Casa da Moeda estava distribuindo cédulas e moedas para os bancos desde o mês de abril.

 

Naquele dia, já estavam nos bancos 940 milhões de cédulas e 688 milhões de moedas de real.

 

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) destaca que essa sequência de etapas permitiria a flexibilidade para a correção de erros e daria imagem de serenidade na reinstitucionalização da política econômica.

 

Essa estratégia acalmou os ânimos e evitou que o comportamento do consumidor acelerasse ainda mais a inflação.

 

Afinal, foi um processo que aumentou impostos durante uma clássica recessão, com grandes perdas no crescimento econômico e aumento de desemprego.

 

O economista Carlos Eduardo de Freitas destacou que uma das estratégias da equipe econômica foi vincular o real ao valor do dólar, por meio da ancoragem cambial, para controlar a inflação.

 

Quase cinco anos depois, o câmbio deixou de ser fixo e ficou flutuante, como é hoje. A então equipe econômica decidiu estabelecer o regime de metas para inflação. Esse regime ainda se mantém.

 

Antes de continuar, vamos falar um pouco mais sobre os quatro meses que antecederam a circulação da moeda que usamos até hoje. Durante aquele período, nós nos acostumamos a usar a URV, como uma unidade de conversão da nossa antiga moeda, o Cruzeiro, que estava em uso desde 1990 e, em 1993, passou a se chamar Cruzeiro Real.

 

Essa conversão do Cruzeiro Real em URV era feita a partir de uma tabela atualizada todos os dias, pelo Banco Central. E servia para definir pagamentos de salários, benefícios da Previdência Social e alguns tipos de contrato.

 

No dia 1º de março de 1994, quando começou a ser usada, uma URV equivalia a 647 cruzeiros reais e 50 centavos. No último dia, 30 de junho, já correspondia a mais de quatro vezes esse valor: cada URV custava 2 mil 750 cruzeiros reais. No dia 1º de julho, uma URV custava um real. Então, quem ainda tinha cruzeiros reais teve até setembro de 1994 para trocar o dinheiro por reais, com essa taxa de conversão: cada real valia 2 mil 750 cruzeiros reais.

 

Antes do Plano Real, a hiperinflação fazia o dinheiro perder valor tão rápido, que era difícil ter noção se algum produto estava caro ou barato. Quem podia, fazia reserva de dinheiro em dólar, mas a maior parte da população não tinha como se proteger do aumento de preços e ficava cada vez mais pobre.

 

O ex-diretor do Banco Central Carlos Eduardo de Freitas afirma que os 25 anos do Real foram bem-sucedidos e que o risco de a hiperinflação voltar é mínimo.

 

O país iniciou, então, uma longa e difícil caminhada em direção à estabilidade econômica. Os sistemas bancário e financeiro passaram por reformas. Foi o fim da remarcação de preços e da constante troca de moeda.

 

Hoje comemoramos 25 anos do Real, enquanto nos 25 anos que antecederam aquele 1º de julho de 1994, o Brasil teve seis moedas: cruzeiro novo, cruzeiro, cruzado, cruzado novo, cruzeiro e cruzeiro real.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo