Censo mostra que Brasil tem 5 milhões de estabelecimentos agropecuários

IBGE

Publicado em 25/10/2019 - 10:01 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O Brasil registrou aumento de 5,8% na área destinada à agricultura, o que equivale a quase 18 milhões de hectares a mais.

 

Por outro lado, houve uma redução de 2% no número de estabelecimentos agropecuários, que passaram de 5,17 milhões para 5,07 milhões de unidades.

 

Os dados fazem parte dos resultados definitivos do Censo Agro 2017, divulgados nesta sexta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A radiografia do campo refere-se ao período de primeiro de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017.

 

O aumento na área rural, na comparação com a última edição do levantamento, realizada em 2006, se deu predominantemente no Norte e Centro-oeste do país. O Nordeste foi a única região a apresentar queda, o que pode ser explicado por diferentes fatores, como destaca o gerente do Censo Agro, Antônio Carlos Florido.

 

A pesquisa revelou uma redução no número de trabalhadores no campo, enquanto cresceu a quantidade de máquinas. Em 11 anos, a parcela de pessoas ocupados nos estabelecimentos agropecuários encolheu em 1,5 milhão, chegando a 15 milhões de trabalhadores em 2017. Em sentido oposto, o número de tratores cresceu quase 50% no período e chegou a 1,22 milhão de unidades.

 

Na agricultura familiar, a população ocupada se reduziu em 2 milhões de pessoas, enquanto nos estabelecimentos não caracterizados dessa forma aconteceu o contrário: um aumento de 700 mil trabalhadores.

 

No período analisado, também foi observado, segundo o Censo do IBGE, uma mudança na produção, com aumento de 52% no número de propriedades que fizeram uso de técnicas de irrigação e de 20% nas que utilizaram agrotóxicos, o que equivale a 1,7 milhão de estabelecimentos. O gerente do Censo chama a atenção para os pequenos produtores, com baixa escolaridade, que declararam não ter recebido orientação técnica para uso desses produtos.

 

Houve também variação no uso da terra no Brasil, com uma diminuição de 34% da área utilizada para lavouras permanentes e acréscimo de 14% na destinada a lavouras temporárias. A pesquisa mostrou, ainda, elevação na quantidade de hectares reservados a matas naturais e plantadas, cujos percentuais chegaram a 12% e 83% respectivamente.

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: há 40 anos morria Leny Eversong

Uma das grandes intérpretes da Era de Ouro do Rádio, Leny Eversong morreu no dia 29 de abril de 1984, em consequência da diabetes, na capital paulista.

Baixar arquivo
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo