Donos de frigoríficos e governo do Tocantins devem se reunir nesta quinta em busca de um acordo

Tocantins

Publicado em 09/10/2019 - 10:29 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

O consumidor do Tocantins enfrenta esta semana dificuldades para encontrar carnes em mercados e açougues.

 

Os frigoríficos do estado suspenderam na semana passada o abate dos animais, após uma portaria do governo estadual ter cancelado uma série de benefícios fiscais.

 

No último dia 4, uma decisão judicial em caráter liminar suspendeu a medida.

 

Nesta quinta-feira, dia 10, representantes do governo e dos frigoríficos devem se reunir em busca de um acordo.

 

Até lá, os estabelecimentos prometeram retomar o abate.

 

José Gonçalves Júnior, proprietário de uma casa de carnes em Palmas, chegou a fazer estoque do produto.

 

Ele conta que no início da semana solicitou 10 vacas para os fornecedores, mas recebeu apenas uma.

 

Agora, Gonçalves busca alternativas para garantir o abastecimento.

 

Sonora: “Como ninguém tem carne na cidade, a demanda é maior que a oferta. Eu já fiz um pedido em São Pauo que me entrega na quinta-feira aqui”.

 

De acordo com o governo do Tocantins, os 11 frigoríficos em atividade no estado estão com algum tipo de irregularidade fiscal.

 

Os autos de infração pendentes somariam cerca de R$ 57 milhões. Além disso, a Secretaria de Fazenda afirma que os benefícios fiscais para o setor chegaram a cerca de R$ 900 milhões nos últimos cinco anos. Ainda assim, Sandro Armando, secretário de Fazenda e Planejamento, afirma que existe espaço para negociação.

 

Sonora: “É óbvio que nós não estamos com as portas fechadas, queremos conversar e ouvir o lado de lá também para que a gente chegue em denominador de arrecadação para o estado.”

 

O governo tocantinense também informou que não cobra dos frigoríficos ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, para energia elétrica, compra de maquinário ou exportação.

 

Procuramos o Sindicato das Indústrias Frigoríficas do Tocantins mas, até o fechamento desta reportagem, não obtivemos retorno. 

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo