Desemprego atinge 12,4 milhões no trimestre encerrado em outubro, diz IBGE

IBGE

Publicado em 29/11/2019 - 17:09 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O desemprego alcançou uma taxa de 11,6% no trimestre encerrado em outubro. Isso significa que 12,4 milhões de pessoas estavam sem trabalho nesse período, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

A taxa é 0,2 ponto percentual menor do que a medição feita de maio a julho e 0,1 ponto percentual abaixo do que a de outubro do ano passado - o que o IBGE considera uma estabilidade.

 

O levantamento mostrou ainda a continuidade da informalização do mercado de trabalho brasileiro. O número de trabalhadores sem carteira subiu 2,4% na comparação com o ano passado, chegando a 11,9 milhões de pessoas.

 

Já o de trabalhadores por conta própria se aproxima de 24,5 milhões de pessoas, 3,9% a mais do que no mesmo trimestre de 2018, como a pesquisadora do IBGE Adriana Berunghy ressalta que ambos os casos são um novo recorde da série histórica.

 

Por outro lado, a taxa de subutilização da força de trabalho foi 0,8 ponto percentual menor que no trimestre móvel anterior, passando de 24,6% para 23,8%, o que representa quase 1 milhão de pessoas a menos.

 

Mesmo assim, são 27,1 milhões de pessoas nessa condição. O número de desalentados, aquelas pessoas que desistiram de conseguir uma ocupação, também caiu 4,5% em relação ao trimestre anterior.

Últimas notícias
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Educação

Mais nove universidades federais devem entrar em greve

Como isso, o número de instituições federais de educação superior paradas por conta da greve deve chegar a 38 das 107 espalhadas pelo país.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo