Espaço de lazer próximo a Estádio Nacional, em Brasília, começa a ser construído em 2020

Boulevard Monumental

Publicado em 14/11/2019 - 13:31 Por Beatriz Albuquerque - Brasília

830 mil metros quadrados e R$ 500 milhões em investimentos. Esses são alguns números do novo espaço de lazer da cidade, o chamado Boulevard Monumental.

 

As obras devem começar já no ano que vem e a primeira etapa deve ficar pronta em 2022.

 

O complexo vai funcionar na área próxima ao Estádio Nacional de Brasília e aos Ginásio Nilson Nelson e Cláudio Coutinho.

 

O Boulevard vai contar com 20 salas de cinema, casas noturnas, restaurantes, academias, quadras esportivas, escritórios e clínicas.

 

A ideia é que seja um espaço que atenda moradores e turistas em todos os dias da semana, de dia e de noite.

 

O Governo do Distrito Federal concedeu a construção do Boulevard a uma empresa que está gerenciando toda a organização e implementação. Para escolher o melhor projeto, foi realizado um concurso que já tem os 3 finalistas. O vencedor deve ser conhecido até o fim de dezembro e vai receber R$5,2 milhões como prêmio.

 

Luis Otávio, coordenador do concurso, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, explica que o espaço vai ser totalmente aberto e integrado.

 

Para ele, a ideia é qualificar o entorno do estádio e transformar o local no coração da vida noturna e do turismo na cidade.

 

E para quem está se perguntando se esse projeto fere o tombamento de Brasília, Luis Otávio garante que tudo será feito para manter o projeto original da cidade e todas as providências jurídicas já foram tomadas.

 

Os serviços que hoje são oferecidos à população no complexo de piscinas do estádio Cláudio Coutinho não serão interrompidos.

 

Richard de Bois, presidente do Arena Bsb, concessionária contratada pelo GDF para construção e administração do espaço, garante que não haverá nenhum impacto negativo para população com as obras e que os custos do funcionamento dessas atividades passam a ser da concessionária.

 

O Ginásio Nilson Nelson deve ser demolido assim que outro, mais moderno, for construído no local.

 

As obras devem começar em junho do ano que vem e o complexo ficará todo pronto em 2024. 

 

O prazo da outorga será de 35 anos contados a partir de janeiro de 2020.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo