Mesmo com mercado aquecido, população negra é mais afetada por desigualdade no trabalho

IBGE

Publicado em 16/11/2019 - 07:01 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A desigualdade entre negros e brancos no que se refere ao mercado de trabalho é evidente mesmo com ofertas de vagas. Apesar de representarem 55,8% da população brasileira, e quase 55% da força de trabalho, pretos e pardos correspondiam, em 2018, a 64,2% dos desocupados e 66,1% dos subutilizados.

 

Os dados constam no informativo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, divulgado nessa semana pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

O levantamento reúne dados de diversas pesquisas, como a Síntese dos Indicadores Sociais, o Censo e, principalmente, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - Contínua.

 

A informalidade atinge 34,6% dos trabalhadores brancos e 47,3% dos pretos ou pardos, enquanto estes ocupam apenas 29,9% dos cargos gerenciais.

 

Na divisão desses cargos por níveis de rendimento, os negros têm 11,9% dos maiores salários gerenciais e 45,3% dos de menor remuneração.

 

O analista de indicadores sociais do IBGE João Hallak reforça que os números são piores para a população negra, mesmo com o marcado de trabalho aquecido.

 

João Hallak destaca que a população branca recebe maiores rendimentos independentemente do nível de instrução e explica, ainda, que a desigualdade é influenciada pelo tipo de formação superior.

 

A desigualdade no mercado de trabalho se reflete também nas condições de moradia. Enquanto 27,9% das pessoas brancas vivem em domicílios sem ao menos um serviço de saneamento, que são a coleta de esgoto e de lixo e fornecimento de água, a proporção sobe para 44,5% entre pretos e pardos.

 

Para o pesquisador do IBGE Claudio Crespo, o dado é importante pois reflete também nas condições de saúde.

 

A publicação destaca, ainda, as duas maiores cidades do país no que diz respeito aos aglomerados subnormais ou assentamentos irregulares.

 

Em São Paulo 18,7% das pessoas que residem nesse tipo de moradia são pretas ou pardas e 7,3% brancas.

 

No Rio de Janeiro, essa proporção sobe para 30,5% no caso dos negros e 14,3% dos brancos.

 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo