FGV: cresce confiança dos empresários do comércio e de serviços

Comércio e Serviços

Publicado em 26/12/2019 - 14:19 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Os índices que medem a confiança dos empresários nos setores de comércio e de serviços tiveram alta no mês de dezembro, segundo dados divulgados nessa quinta-feira (25), pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV).

 

No comércio, a confiança subiu de 97,8 pontos para 98,1 pontos e nos serviços, a alta foi de 95 pontos para 96,1 pontos.

 

Segundo o economista Rodolpho Tobler, da FGV, resultados entre 90 e 100 pontos indicam que a confiança está moderadamente baixa.

 

No caso do Índice do Comércio, o economista avaliou que a confiança no setor encerrou 2019 com uma acomodação próxima ao patamar dos 100 pontos, a partir do qual o cenário passa a ser considerado positivo.

 

Na visão do pesquisador, os empresários estão cautelosos com a sustentabilidade da recuperação do setor, que, segundo ele vai depender de uma melhora expressiva da confiança dos consumidores e do mercado de trabalho.

 

O Índice de Situação Atual, em que os empresários do comércio avaliam o presente, teve alta e chegou a 95,8 pontos, o maior patamar do ano de 2019. Por outro lado, o Índice de Expectativas do Comércio teve queda de 0,4 ponto, a terceira seguida. Apesar disso, o índice continua acima dos 100 pontos.

 

Na avaliação sobre o setor de serviços, Tobler aponta que o ano de 2019 foi encerrado com aumento da confiança. A alta em dezembro foi influenciada principalmente pela melhora da percepção dos empresários sobre a situação atual, sugerindo que o volume de serviços deve ter um resultado favorável no último trimestre do ano e com empresários mais otimistas com a continuidade da recuperação gradual do setor nos primeiros meses de 2020.

 

A situação atual do setor de serviços é avaliada com 93,6 pontos, o maior valor desde junho de 2014. O índice que mede as expectativas dos empresários dos serviços teve um desempenho mais fraco, com alta de 0,4 ponto em dezembro.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo