Bolsonaro volta a defender mudanças na cobrança do ICMS

Tributação

Publicado em 10/01/2020 - 11:39 Por Dayana Vítor - Brasília

Em sua live semanal no Facebook, o presidente Jair Bolsonaro defendeu, mais uma vez, que o o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis seja cobrado nas refinarias e não nos postos.

 

Hoje, no caso da gasolina, o ICMS varia 25% a 34%, sobre o valor do litro vendido nos postos, dependendo do estado. No diesel, de 12% a 25% e sobre o etanol, de 12% a 34%.

 

Durante a transmissão na rede social, o presidente afirma ainda que a responsabilidade pela alta dos preços dos combustíveis não deve recair apenas sobre o Executivo federal.

 

Bolsonaro defendeu o que chama de divisão de responsabilidade, usando como argumento que cobrar o ICMS nas bombas não seria correto, já que aumentaria o preço dos combustíveis.

 

Outra sugestão do presidente foi a possibilidade de venda direta de etanol, pelas usinas, aos postos de combustível, o que poderia reduzir em cerca de 20 centavos o valor do litro.

 

Atualmente, a venda direta dos combustíveis das refinarias para os postos é proibida por uma resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A norma estabelece que o etanol, gasolina e diesel devem passar por empresa distribuidora antes de chegar às bombas.

 

Um projeto de lei que libera a venda direta está tramitando na Câmara dos Deputados. O texto já foi aprovado pela Comissão de Minas e Energia da Casa, no final do ano passado.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo