Protesto contra reajuste das tarifas do transporte público termina em confusão em São Paulo

Publicado em 08/01/2020 - 12:09 Por Dayana Vítor - Brasília

Este foi o primeiro ato do ano contra o reajuste de tarifas do transporte público em São Paulo.

 

O protesto contra o aumento de dez centavos nas passagens de ônibus em São Paulo que passaram de quatro reais e trinta centavos  para quatro e quarenta, terminou em confusão na noite dessa terça-feira.

 

Os manifestantes do Movimento Passe Livre entraram em confronto com policiais militares na estação Trianon Masp do Metrô, no momento que tentavam se abrigar no local, devido à uma forte chuva. Não houve feridos.

 

O ato foi convocado pelo movimento passe livre que ficou conhecido pelas manifestações que acabaram espalhando pelo país inteiro em junho de 2013. A manifestação começou em frente à prefeitura de São Paulo e  foi até o centro da capital  seguindo até chegar a Avenida Paulista.

 

Mas, além do reajuste da tarifa este ano, eles também criticavam a nova licitação feita pela prefeitura que vai resultar no corte de mais de 200 linhas de ônibus e a redução de veículos circulando, como explicou a integrante do movimento passe livre Vitória Guilhermina.

 

Em nota, a prefeitura de São Paulo informou que as manifestações são direito assegurado pela democracia. E acrescentou  que o novo valor da tarifa está abaixo da inflação oficial para o ano.

 

 

* Com informações de Eliane Gonçalves, de São Paulo

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo