IBGE prevê alta de 3,1% da safra de 2020 com volume recorde de 249 milhões de toneladas

Safra recorde em 2020

Publicado em 10/03/2020 - 11:26 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A estimativa de fevereiro para a safra de grãos 2020 alcançou mais um recorde, de 249 milhões de toneladas, o que representa uma alta de 3,1% em relação a 2019, quando foi de 241 milhões e meio de toneladas. Em relação a janeiro, houve um crescimento de 0,9%.

 

A área a ser colhida também aumentou, 1,8% em relação ao ano passado e 0,1% sobre a primeira estimativa de 2020, chegando a 64,4 milhões de hectares. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado nesta terça-feira (10) pelo IBGE.

 

De acordo com a pesquisa, o arroz, o milho e a soja representam 93,2% da estimativa da produção e respondem por 87,3% da área a ser colhida. Em relação ao passado, houve aumento na área a ser colhida do milho, soja e algodão.

 

A produção da soja atinge mais um recorde na série histórica do levantamento do IBGE, com uma estimativa de 125,2 milhões de toneladas.

 

Segundo o instituto, o crescimento na soja foi impactado principalmente pela revisão do rendimento médio da cultura no Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e Bahia. Segundo ele, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul sofreram no ano passado uma retração devido ao excesso de calor e pouca chuva.

 

Em relação ao mês anterior, houve aumento nas estimativas da produção do café, soja, cana-de-açúcar feijão e milho.

 

Todas as regiões do país apresentaram aumento na produção agrícola, sendo que o maior volume foi no Centro-Oeste.

 

O Mato Grosso lidera como maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 26,9%, seguido pelo Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, que, somados, representaram 81% do total nacional.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo