Imposto de Renda: quando fazer declaração inicial, intermediária ou final de espólio

Imposto de Renda

Publicado em 23/03/2020 - 19:18 Por Lana Cristina - Brasília

A gente falava no outro programa do espólio, o conjunto de bens, rendimentos e dívidas da pessoa falecida que o viúvo ou a viúva tem que declarar. E ficamos de explicar os três tipos de declaração de espólio.

 

A primeira é a Declaração Inicial. Se um dos cônjuges morreu no ano-calendário de 2019, agora, no IR 2020, é hora de fazer a declaração inicial do espólio.

 

Porque, na verdade, a pessoa, quando morre, não deixa de ser contribuinte. Por isso, seu parceiro, sua parceira ou um de seus herdeiros, se maiores de idade e na ausência do inventariante, um desses apresenta a Declaração do contribuinte que morreu na Aba Espólio do programa gerador do Imposto de Renda.

 

Tem também a Declaração Intermediária. Ela tem que ser feita em todos os anos-calendário depois do falecimento, até o ano-calendário anterior ao da decisão
judicial da partilha, ou seja, a lavratura do inventário. Ou seja, enquanto não terminar o processo de partilha dos bens, o contribuinte que foi o inventariante vai apresentar a Declaração Intermediária.

 

Mas vale lembrar que a Inicial e a Intermediária só são obrigatórias se o espólio do contribuinte que morreu atender aos mesmos pré-requisitos que tornam obrigatória a apresentação da Declaração do Imposto de Renda.

 

Agora, a Declaração Final, essa é obrigatória mesmo que as outras duas não tenham sido. Ela deve ser entregue no ano depois do fim do processo de partilha dos bens. Ou seja, havendo bens, é preciso apresentar a Declaração Final de Espólio.

 

Ela corresponde ao período de 1º de janeiro até a data da decisão judicial ou da lavratura de escritura pública de inventário e partilha.

 

 

 

Simplificando o Imposto de Renda: programete produzido e veiculado pela Radioagência Nacional e a Rede Nacional de Rádio, de segunda a sexta, durante o período de entrega da declaração do Imposto de Renda 2020. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo