Pedidos de seguro-desemprego em março aumentam 11% em relação a fevereiro

Seguro-desemprego

Publicado em 28/04/2020 - 15:35 Por Sayonara Moreno - Brasília

Entre 1ºde janeiro e a primeira quinzena de abril deste ano, os pedidos de seguro-desemprego tiveram uma redução superior a 7% em relação ao mesmo período do ano passado, no país. Mas de fevereiro a março deste ano, foram 50 mil pedidos a mais.

 

Os números foram divulgados nesta terça-feira (28), pelo Ministério da Economia, que, apesar da redução de um ano para o outro, estima um aumento de 150 mil pedidos reprimidos, na fila de espera, em relação ao ano passado. É o que concluiu o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco.

 

A equipe ministerial avalia os dados como positivos, por apresentarem um aumento sutil, em relação ao ano passado. No entanto, o secretário especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, Bruno Dalcomo, avalia que a melhor forma de analisar o desemprego, no Brasil, é por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que não foi divulgado em nenhum mês deste ano.

 

Em relação aos pedidos de seguro-desemprego já realizados, a primeira metade de abril teve quase 270 mil, o que aponta uma queda de 13,8% em relação à primeira quinzena de abril de 2019, quando foram mais de 300 mil pedidos.

 

Em relação ao mês de março deste ano, quando foi declarada a pandemia do novo coronavírus e começaram as políticas de isolamento para contenção de contágios, no Brasil, foram mais de 530 mil pedidos de seguro-desemprego: 11% a mais que o mês anterior e 3,5% a menos que março do ano passado.



O estado com o maior número de pedidos de seguro-desemprego este ano foi São Paulo, seguido de Minas Gerais e Rio de Janeiro, tanto em março quanto na primeira parte de abril.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo