Demanda por voos domésticos cai mais de 50% com pandemia; oferta de voos segue o mesmo cenário

Viagens canceladas

Publicado em 27/05/2020 - 17:30 Por Dayana Vítor - Brasília

Muitos brasileiros se planejaram há tempos para viajar em 2020, já que além das férias e finais de semana, existem nove feriados este ano. O que ninguém contava era que a pandemia do novo coronavírus mudaria os planos de muitos viajantes e também das empresas aéreas.

 

Desde a segunda quinzena de março, quando foi decretada a pandemia da Covid-19, a demanda dos voos domésticos no Brasil caiu mais de 50%. Só no mês de abril, reduziu 93%. Agora, em maio, foi registrada queda de 90%. E as ofertas de voos pelas companhias tem acompanhado esse cenário. Todos esses dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

 

O funcionário público Carlos Balbino tinha oito viagens marcadas para este ano. Ele iria se divertir em Salvador, na Bahia; Florianópolis, em Santa Catarina, Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, São Paulo, Fortaleza, no Ceará, e outras cidades. Mas as passagens de Carlos foram canceladas e ele teve que adiar os planos.

 

Assim como Carlos, muitos outros brasileiros terão que esperar um bom tempo para voltar a voar. Atualmente, apenas 44 cidades do país têm voos regulares. São pouco mais de mil e duzentos voos por semana. Antes da pandemia, eram mais de 14 mil. O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Eduardo Sanovicz, avalia que o setor vai demorar alguns anos para se recuperar.

 

Se você precisar viajar durante a pandemia, saiba que existem regras a serem cumpridas. Os aeroportos e aeronaves são higienizados regularmente. Todos os passageiros devem usar máscaras e manter distância de 2 metros de outras pessoas. Em alguns voos, não há mais serviço de bordo. Algumas aeronaves possuem sistema de filtros de ar que promove a renovação do mesmo a cada 3 minutos.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo