Shoppings do DF reabrem nesta quarta-feira (27) com restrições e horário reduzido

Horário Reduzido

Publicado em 26/05/2020 - 14:08 Por Dayana Víctor - Brasília

Mesmo com quase sete mil casos confirmados do novo coronavírus e 117 mortes, diversos setores do comércio do Distrito Federal já podem reabrir as portas. A partir desta terça-feira (26), estão autorizadas a funcionar, lojas de produtos naturais, suplementos, comércio atacadista, madeireiras, armarinhos, entre outras. Todas no horário que costumavam atender.

 

Já amanhã, será a vez dos shoppings. Mas é bom lembrar que nos últimos dias, o governo do DF já tinha autorizado a retomada de várias atividades. A população está dividida em relação a essa reabertura.

 

Voltando a falar da reabertura dos shoppings, o horário de funcionamento das lojas será de uma da tarde as nove horas da noite. Os estacionamentos só vão receber 50% dos carros que têm capacidade. Se alguém ficar com fome não será possível comprar comida, pois as praças de alimentação vão continuar fechadas.

 

Além dessas medidas, haverá medição da temperatura dos clientes na entrada. Ninguém poderá entrar sem máscara. Haverá álcool em gel em diversos pontos. Dentro das lojas, todos os funcionários, estarão com equipamentos de proteção.

 

Mas apesar da retomada das atividades, a expectativa é que ocorram demissões, segundo o presidente da Federação do Comércio do DF, Francisco Maia.

 

Para que todos cumpram as regras, 300 fiscais do DF Legal e da Vigilância Sanitária vão fiscalizar os comércios. Os empresários que desobedecerem as regras, poderão ser multados ou serem obrigados a fechar de novo. Para ajudar na fiscalização, o governo do DF prometeu colocar em funcionamento em até semana uma central de denúncias para os consumidores.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo