Acordo vai cruzar informações de ações sobre auxílio emergencial

A busca pelo benefício é hoje o assunto mais demandado na justiça

Publicado em 31/08/2020 - 14:13 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Um acordo de cooperação foi assinado pelo Conselho Nacional de Justiça e o Ministério da Cidadania, nesta segunda-feira(31), para cruzar informações das ações judiciais sobre o auxílio emergencial com os bancos de dados do Dataprev, órgão responsável por processar os dados para liberação do benefício.

Dos mais de 94 mil processos abertos na Justiça relacionados à covid-19, 60% são ações questionando o auxílio emergencial. A busca pelo auxílio se tornou hoje o assunto mais demandado na justiça brasileira.

A coordenadora do Comitê de Crise do Conselho Nacional de Justiça, a conselheira Maria Tereza Uille Gomes, conta que o número de ações relacionadas ao auxílio se multiplica diariamente e que o acordo com o Executivo visa dar celeridade na resolução dos casos.

A Defensoria Pública já abriu 87 mil processos internos sobre auxílio emergencial e ingressou com mais de 16 mil ações na Justiça por causa do não pagamento do benefício.

O defensor nacional de direitos humanos da Defensoria Pública da União, Atanasio Lucero, explica que o principal obstáculo para liberação do auxílio emergencial ocorre por causa das mudanças na composição familiar de quem solicita o recurso.

O trabalhador que tiver o pedido negado, mas acredita ter direito ao recurso pode tentar resolver diretamente com o Ministério da Cidadania, que criou um canal de diálogo só para o auxílio emergencial.

Outra alternativa é buscar reparar o direito pela Defensoria Pública ou diretamente na Justiça Federal, por meio dos Juizados Especiais, não sendo necessário ter advogado para entrar com o processo neste caso.

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo