Com alta dos combustíveis, prévia da inflação em agosto fica em 0,23%

Os dados do IPCA 15 foram divulgados nesta terça-feira(25) pelo IBGE

Publicado em 25/08/2020 - 13:29 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Prévia da inflação para o mês de agosto ficou em 0,23%. Os combustíveis, com alta de 2,31%, em agosto, tiveram maior peso no resultado. Os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA 15, foram divulgados nesta terça-feira(25) pelo IBGE. Em julho, o índice ficou em 0,30% . O indicador acumula alta de 0,90% no ano e de 2,28% em 12 meses.

Entre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, sete tiveram alta em agosto.

O grupo transportes teve expansão de 0,75%, com desaceleração em relação a julho, quando o aumento chegou a 1,11%. A gasolina ficou 2,63% mais cara, o óleo diesel subiu 3,58% e o preço do gás veicular aumentou 0,47%. Já o etanol teve queda de 0,28%.

Outro grupo com aceleração em relação a julho foi o dos artigos de residência, que subiu pelo quarto mês seguido, com alta de 0,88%, apesar dos itens de mobiliário terem ficado 0,14% mais baratos. O grupo comunicação subiu 0,86%, enquanto a alta de alimentação e bebidas ficou em 0,34%, com destaque para o encarecimento de 0,61% nos alimentos para consumo no domicílio. Subiram as carnes, o leite longa vida, as frutas, o arroz e o pão francês. Tiveram baixa no mês pesquisado os preços do tomate, da cebola, do alho e da batata-inglesa.

A energia elétrica subiu 1,61% e pressionou o grupo habitação, que teve aumento de 0,57%. As contas de luz ficaram mais caras em Belém, São Paulo, Fortaleza, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre; e mais baratas em Curitiba e Brasília.

Deflação

Os grupos que tiveram deflação foram vestuário e educação. Na educação, a queda de 3,27% contribuiu para conter a inflação, com os descontos nas mensalidades concedidas em razão da suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia da covid-19. Os cursos regulares tiveram recuo de 4,01%, com mais ênfase na pré-escola, onde os preços diminuíram 7,30%, mas a pesquisa detectou queda nas mensalidades de todos os seguimentos de ensino.

Todas as regiões pesquisadas pelo IBGE tiveram aumento no IPCA-15 em agosto. A maior variação ocorreu na região metropolitana de Belo Horizonte, com aumento de 0,37%. A menor variação foi verificada em Brasília, onde o índice ficou em 0,08%.

Ouça também: 

Inflação medida pelo IPCA fecha julho com variação de 0,36%, a maior taxa para o mês em 4 anos

Gasolina, carnes e produtos farmacêuticos puxam alta da inflação em junho

Avanço no preço dos alimentos influencia alta da inflação da indústria em maio

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo