Desemprego no 2º trimestre aumenta em 11 estados brasileiros

A taxa ficou em 13,3%, acima dos 12,2% dos primeiros três meses do ano

Publicado em 28/08/2020 - 11:41 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A taxa de desemprego no segundo trimestre deste ano cresceu em 11 estados brasileiros, e se manteve estável em 14. Apenas o Amapá e o Pará registraram queda, na comparação com o primeiro trimestre de 2020. Em todo o país, o desemprego no segundo trimestre ficou em 13,3%, acima dos 12,2% dos primeiros três meses do ano.  No segundo trimestre de 2019, o desemprego atingiu 12% da população ativa.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta sexta-feira (28) pelo IBGE e refletem o impacto da pandemia de Covid-19 na atividade econômica do pais. Abril, maio e junho foram os meses que mais sofreram com o fechamento do comércio e a paralisação de serviços e atividades industriais. Tudo por causa das medidas de distanciamento social, para conter o avanço do novo coronavírus.

As maiores taxas do desemprego foram na Bahia, Sergipe, Alagoas, Amazonas, Rio de Janeiro, Roraima e Maranhão. A pesquisa do IBGE aponta que 5,6 milhões de pessoas estavam desalentadas no segundo trimestre, um aumento de 19,1% em relação ao trimestre anterior. Os desalentados fazem parte da população ativa, mas que não conseguem emprego.

As desigualdades permanecem entre sexos, cor e raça e por idade. No segundo trimestre de 2020, a taxa de desocupação foi maior para os pretos, mulheres e para os grupos etários de 18 a 24 anos. Já a taxa de informalidade caiu em relação ao trimestre anterior.

Segundo o IBGE, a queda na informalidade não se deve a um maior nível de formalização do trabalho e sim à queda da ocupação entre os trabalhadores informais.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo