São Paulo deve fechar 2020 com queda de 40% no número de turistas

Estimativa é da Secretaria de Turismo do estado

Publicado em 20/08/2020 - 11:32 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O estado de São Paulo deve fechar o ano com queda de quase 40% no número de visitas.

Segundo a Secretaria de Turismo do estado, antes da pandemia, o número estimado de turistas tendo como destino as cidades paulistas era de quase 46,5 milhões de pessoas. A projeção, agora, é que esse número chegue a 29,5 milhões até o final do ano, sendo que a grande maioria, quase 21 milhões de pessoas, devem viajar dentro do próprio estado.

A maior queda fica por conta da capital paulista, o destino mais procurado do país, segundo o Ministério do Turismo. A previsão era de que a cidade receberia 21 milhões de turistas até o final do ano, mas deve ficar em 8 milhões. Uma queda de mais de 60%.

Levando em conta apenas o turismo internacional, o número de estrangeiros na capital deve ficar 65% menor, caindo de 2,5 milhões para 850 mil pessoas.

Até agora, 120 mil postos de trabalho no setor foram fechados em função da crise provocada pela pandemia, mas a expectativa do secretário de turismo, Vinicius Lummertz é de que pelo menos metade desses postos sejam recuperados com a flexibilização da quarentena.

As cidades da Baixada Santista e da Serra da Mantiqueira, duas regiões no litoral do estado, e o Circuito das Águas, na região de Campinas, devem ser os mais procurados pelos paulistas no turismo local e, por isso, devem registrar perdas menores.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo