Sebrae oferece consultoria online para empreendedores de favelas do RJ

Mais de 3 mil pessoas devem ser capacitadas até dezembro

Publicado em 23/08/2020 - 08:18 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Com a crise causada pela pandemia houve um aumento da pobreza e do desemprego, levando muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social a ver o empreendedorismo como única opção para sobrevivência.  

De acordo com dados do Ministério da Economia, entre 31 de março e 1º de agosto, foram registrados mais de 593 mil microempreendedores individuais (MEIs) e 85 mil micro e pequenas empresas em todo país.

Desta forma, o Sebrae Rio mantém a busca por soluções que possam apoiar os pequenos negócios fluminenses para que consigam superar a crise.

Este mês, a instituição iniciou um programa de consultorias online para empreendedores de 16 favelas da região metropolitana do Rio, entre elas, Rocinha,  Cidade de Deus, Rio das Pedras, Maré, Alemão, Chatuba,  Mangueira e Terreirão. O analista do Sebrae Rio, Guilherme Allan dos Santos, fala do suporte que a instituição dá para esses empreendedores.

As consultorias acontecem de forma online, utilizando, principalmente, o Whatsapp, para transmitir informações sobre empreendedorismo e habilidades de gestão.

A expectativa da instituição é atender cerca de 3,2 mil empreendedores até dezembro.  

A moradora de Rio das Pedras, na zona oeste carioca, Lúcia Lima, mudou o ramo de negócio e passou a vender trufas, por meio das redes sociais. Com um salto financeiro de R$ 2 mil em 45 dias, ela conta como a ajuda do Sebrae foi decisiva para ela.

A principal dificuldade desses empreendedores tem sido a transição para o online. Marketing digital e meios de pagamento digitais, inclusive crédito e empréstimo, estão entre os temas mais procurados para as consultorias.

Ainda neste semestre, a instituição irá lançar uma série de talks para o público de favelas, além de um edital que irá selecionar 100 negócios localizados em comunidades para participar de um programa de aceleração totalmente gratuito.

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo