Ajufe considera alta judicialização do auxílio emergencial

Já são quase 76 mil ações na justiça para ter o benefício

Publicado em 10/09/2020 - 09:38 Por Renata Martins - Brasília

Quase 76 mil pessoas entraram com pedido na justiça federal para terem reconhecido o direito ao auxílio emergencial.

A Associação dos Juízes Federais do Brasil considera alta essa taxa de judicialização.

Segundo a Ajufe, a 3ª Região, composta por São Paulo e Mato Grosso do Sul, é responsável por 20.400 ações. No Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que compreende o Distrito Federal, Minas Gerais, Bahia e todo Centro-oeste e Norte do país, são mais de 18.600 pedidos de revisão de negativa do benefício.

A coordenadora dos Juizados Especiais da Justiça Federal do Ceará, a juíza Niliane Lima cita os principais questionamentos.

O Ministério da Cidadania, a Dataprev e o Conselho Nacional de Justiça firmaram um acordo de cooperação técnica para dar mais eficiência e celeridade aos processos de contestação do auxílio emergencial.

O acordo prevê a integração de dados entre os poderes Executivo e Judiciário, possibilitando aos juízes o acesso às informações que resultaram no processo de indeferimento do benefício.

Para facilitar a entrada dos pedidos sem advogado, os tribunais regionais federais estão disponibilizando formulários online e plataformas de conciliação para os casos de quem busca garantir o direito ao benefício criado para amenizar os impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus.

Na Defensoria Pública da União, até segunda-feira (7), 94 mil processos de assistência judiciária foram instaurados por causa do auxílio emergencial.

O defensor nacional de Direitos Humanos da DPU, Atanásio Lúcero, destaca que os problemas se revelaram como questões coletivas e estruturais.

Apesar do alto índice de pedidos de revisão na justiça, o número é bem inferior ao estimado pelo Tribunal de Contas da União. De acordo com o TCU, mais de 1,3 milhão pessoas foram excluídas do programa.

 

Ouça mais:

Estudo avalia impacto do auxílio emergencial na economia

Resultados das contestações do auxílio emergencial estão disponíveis na internet

Caixa orienta beneficiários do auxílio emergencial a usarem o aplicativo para desbloquear contas

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo