Brasil já enfrenta falta de tecido de algodão e malharia

Retomada das confecções no mundo impactou indústria brasileira

Publicado em 17/09/2020 - 15:24 Por Vanessa Casalino - São Paulo

Dificuldades em encontrar tecido de algodão e malharia na indústria brasileira. Uma realidade relatada pela empresária Adriana Restum. Ela faz parte de um grupo que reúne mais de seis marcas de vestuário. Todas elas usam muito algodão na fabricação de roupas.

A falta da fibra tem atrapalhado a retomada da produção agora que muita gente está voltando ao trabalho, com a flexibilização da quarentena.

O que está acontecendo agora com o algodão é mais ou menos o mesmo que aconteceu com o arroz. O Brasil é o segundo maior produtor mundial da fibra. Mas, com a retomada das confecções no mundo todo, a procura aumentou e de uma vez só. Resultado: uma alta de preços no mercado internacional.

Aí, o produtor brasileiro preferiu vender para outros países, em dólar, do que comercializar a fibra por aqui. Com menos algodão no mercado e com a retomada do consumo de vestuário, o economista Luís Alberto Paiva já fala em aumento de preços.

Já a Associação Brasileira da Indústria Têxtil avalia que a cotação do algodão deve voltar logo para um patamar de equilíbrio. O presidente da Abit, Fernando Pimentel, afirma que isso vai acontecer antes que preços mais altos cheguem ao consumidor.

Passado o período de maior restrição da pandemia, a retomada da atividade no setor têxtil e de vestuário já é sentida pelos números do IBGE. A produção de têxteis cresceu mais de 26% de julho para junho. E a confecção de vestuário e acessórios aumentou quase 30% no mesmo período.

 

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo