Quebradeiras de babaçu enfrentam desafios do trabalho na pandemia

Publicado em 20/09/2020 - 10:00 Por Ariane Póvoa - Brasília

Bolos, biscoitos, pães, sorvete… São muitas as delícias feitas com a amêndoa e outros subprodutos do babaçu. No destaque da produção, está o conhecimento tradicional das quebradeiras de coco.

O trabalho desenvolvido por essas mulheres não é apenas uma fonte de renda. Também representa a valorização da identidade sociocultural de povos e comunidades e o uso sustentável da floresta, com foco na preservação das palmeiras.

Com a pandemia do novo coronavírus, a produção de grupos organizados de quebradeiras de coco sofreu grande impacto. No Maranhão, projetos que estavam previstos para serem concluídos este ano pela Embraba Cocais, por exemplo, tiveram de ser adiados. 

Por outro lado, o cenário trouxe a essas mulheres uma necessidade de reflexão sobre uma nova forma de se organizar. É o que conta a pesquisadora Guilhermina Caires, da área de agricultura familiar e desenvolvimento sustentável da Embrapa Cocais. 

Como parte de um dos projetos da Embrapa Cocais, este mês foram apresentados na comunidade quilombola Pedrinhas, no município maranhense de Itapecuru Mirim, novas formulações com subprodutos do babaçu. 

A quebradeira de coco Roselma Licar coordena uma agroindústria comunitária onde são produzidos os alimentos. Ela destaca a superação das dificuldades diante da pandemia.

Os projetos com as quebradeiras de coco no Maranhão são desenvolvidos desde 2018 e têm parceria com o Fundo Global para o Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Durante a pandemia, a maior parte dos encontros e cursos está sendo realizada de forma virtual.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo